quinta-feira, 3 de outubro de 2013

LIMITES E REGRA

Ser professora é um desafio atualmente. Você tem que estar preparado pedagogicamente e psicologicamente, não é uma questão só de capacitação profissional visto que não estando capacitado, naturalmente será excluído do ambiente escolar.
O ambiente escolar na realidade é um campo minado, basta o som de uma palavra (avaliação) acrescida da palavra (matemática) e a explosão de alunos enfurecidos se rebela contra você. Sabemos que as “tendências Pedagógicas” contribuíram bastante para o modo de ser visto o professor pela comunidade discente: Um “monitor”, um “orientador”, um “educador”, não é mais O PROFESSOR. Até mesmo a classe política não têm por esse profissional  o devido respeito que nos é negado (vejamos o que acontece nas greves inclusive nesse momento, no Rio de Janeiro), além é claro dos constantes conflitos entre direção e professor pelo motivo da indisciplina em sala de aula. A direção exige ‘ domínio’ e controle por parte do professor e esse exige providências com atitudes de punições relevantes ao problema exposto. É mais fácil devolver um professor para a secretária do estado ou município do que transferir um aluno de uma unidade escolar por indisciplina. Então vem a pergunta: Quanto custa um aluno para uma escola? O preço pago em verbas governamentais é mais importante para a escola do que as consequências das atitudes desse aluno no ambiente escolar? Acredito que devem ser analisados cuidadosamente os valores quantitativos e qualitativos desse aluno e desse professor. A realidade de tantas escolas tem a mesma fonte de problemas: A indisciplina.
A indisciplina discente gradualmente tem afastado professores de suas funções  muitas das vezes de forma trágica, violenta e outras por afastamentos por “stress”. Os cardiologistas provavelmente têm em seus prontuários uma lista enorme de professores cujo diagnóstico geralmente aquele.  Trabalhei em sala de aula, esta semana o texto a seguir, mas o que tem  em aplicabilidade na aula de matemática ( Ler o texto, corrigir erros ortográficos, pontuação correta e analisar  cada parágrafo para debater em sala de aula):

                                      LIMITES E REGRAS

NO MUNDO ANIMAL EXISTEM LIMITES. NO MUNDO RACIONAL HÁ REGRAS. SÃO SUBSTANTIVOS ABSTRATOS.
NEM SEMPRE OS ANIMAIS RESPEITAM OS LIMITES E ALGUNS INVADEM O TERRITÓRIO DO OUTRO. QUANDO ESSE FATO ACONTECE OS ANIMAIS LUTAM FEROZMENTE ATÉ A MORTE OU A FUGA DO MAIS FRACO.
PARA EVITAR QUE OS HUMANOS COMPORTEM-SE COMO ANIMAIS: MATANDO UNS AOS OUTROS, SEM RESPEITO PELA VIDA, SEM CONSIDERAR A PAZ QUE TODOS DESEJAM FORAM CRIADAS REGRAS DE CIVILIDADE. AS QUAIS NOS TORNAM SERES CIVILIZADOS.
SEM CONSIDERAR AS REGRAS O HUMANO NÃO ASSUMIRÁ A CONDIÇÃO DE CIDADÃO EM UMA SOCIEDADE CIVILIZADA.  ROUSOUT EM SEU PAÍS DE ORIGEM (FRANÇA) NOS APRESENTA S  REGRAS SOCIAIS (http://search.babylon.) 
REGRAS E LIMITES SÃO NORMAS SIMILARES PARA OS INDIVÍDUOS VIVEREM EM PAZ EM UM TERRITÓRIO OCUPADO POR DIVERSAS ESPECIES.
DAS REGRAS MAIS RESPEITADAS EM NOSSA SOCIEDADE ACREDITO QUE SÃO AS DO TRÂNSITO. TODOS OS INDIVÍDUOS DA CIDADE OU DO CAMPO TÊM NO MÍNIMO A IDEIA CONCRETA DO SIGNIFICADO DAS CORES EM UM SEMÁFORO (VERMELHO, AMARELO, VERDE). NÃO RESPEITANDO ESSAS REGRAS GERALMENTE EXISTE A CONSEGUENCIA DOS ACIDENTES E DA PRÓPRIA MORTE.
A SALA DE AULA NÃO É COMO O TRÂNSITO, MAS EXISTEM AS REGRAS E NÃO ENTENDENDO O MÍNIMO: O RESPEITO PELO PROFESSOR, O ALUNO CERTAMENTE PROVOCARÁ ATITUDES NÃO CONDIZENTES COM AS REGRAS SOCIAIS. O ALUNO QUE NÃO QUER ESTUDAR, NÃO FAZ AS TAREFAS, NÃO RESPEITA O PROFESSOR ESSE SERÁ  AQUELE CIDADÃO QUE ULTRAPASSA O SINAL VERMELHO NO TRÂNSITO, FUTURAMENTE.
ASS. PRFª. GRAÇAS.

“DESENHE E PINTE UM SEMÁFORO”,
“SIGNIFICADO DAS CORES NO SEMÁFORO?”
“TENHO 8 FOLHAS COM ESSE TEXTO PARA DIVIDIR COM 28 ALUNOS NO 6 ANO QUANTOS GRUPOS FAREI E COM QUANTOS ALUNOS CADA GRUPO?”

” NA SALA DO OITAVO ANO HÁ  42 ALUNOS E EU TINHA 12 FOLHAS DE XEROX COM ESSE TEXTO QUANTOS GRUPOS FORAM FORMADOS E COM QUANTOS ALUNOS?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário