terça-feira, 22 de outubro de 2013

A INDISCIPLINA DISCENTE

Ser professora é um desafio atualmente. Você tem que estar preparado pedagogicamente e psicologicamente, não é uma questão só de capacitação profissional visto que não estando capacitado, naturalmente será excluído do ambiente escolar.
O ambiente escolar na realidade é um campo minado, basta o som de uma palavra (avaliação) acrescida da palavra (matemática) e a explosão de alunos enfurecidos se rebela contra você. Sabemos que as “tendências Pedagógicas” contribuíram bastante para o modo de ser visto o professor pela comunidade discente: Um “monitor”, um “orientador”, um “educador”, não é mais O PROFESSOR. Até mesmo a classe política não têm por esse profissional  o devido respeito que nos é negado (vejamos o que acontece nas greves inclusive nesse momento, no Rio de Janeiro), além é claro dos constantes conflitos entre direção e professor pelo motivo da indisciplina em sala de aula. A direção exige ‘ domínio’ e controle por parte do professor e esse exige providências com atitudes de punições relevantes ao problema exposto. É mais fácil devolver um professor para a secretária do estado ou município do que transferir um aluno de uma unidade escolar por indisciplina. Então vem a pergunta: Quanto custa um aluno para uma escola? O preço pago em verbas governamentais é mais importante para a escola do que as consequências das atitudes desse aluno no ambiente escolar? Acredito que devem ser analisados cuidadosamente os valores quantitativos e qualitativos desse aluno e desse professor. A realidade de tantas escolas tem a mesma fonte de problemas: A indisciplina.

A indisciplina discente gradualmente tem afastado professores de suas funções  muitas das vezes de forma trágica, violenta e outras por afastamentos por “stress”. Os cardiologistas provavelmente têm em seus prontuários uma lista enorme de professores cujo diagnóstico geralmente aquele.  Trabalhei em sala de aula, esta semana o texto a seguir, mas o que tem  em aplicabilidade na aula de matemática ( Ler o texto, corrigir erros ortográficos, pontuação correta e analisar  cada parágrafo para debater em sala de aula):

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