domingo, 3 de janeiro de 2016

MATEMÁTICA SOLUCIONANDO PROBLEMAS UTILIZANDO A ROBÓTICA COMO MOTIVAÇÃO DINÂMICA

MATEMÁTICA SOLUCIONANDO PROBLEMAS UTILIZANDO A ROBÓTICA COMO MOTIVAÇÃO DINÂMICA

Maria das Graças dos Santos ;

         - PROBLEMATIZAÇÃO 

  Observando o modelo pela imagem do vol. 3, página 87 não será complicado construir os robôs a partir das imagens. Cada kit vem com os materiais necessários a montagem dos robôs: parafusos, peças de metal, sensores, chave de fendas, Motor Direito, Motor Esquerdo, Pilhas, porcas, três pares de rodas, roda guia e carregador de baterias.
  Contudo realizar a atividade Robótica requer mais empenho, manuseio para apropriação do conhecimento. SAVIANI (1984) e LIBÂNEO (1985) em Tendências Pedagógicas tecnicista construtivista apresentavam as vantagens de manusear objetos para o ensino da matemática, assim como DIRLENE e MIRIAN Godoy (2005) acreditam que os projetos (Kilpatrick, 1918) levam os alunos a investigar, testar conjecturas, tirar e tomar conclusões numa forma dinâmica de construir o conhecimento.

  O problema será a programação. A formação da Robótica foram sete encontros com os professores nessa elaboração de relacionar as atividades para a sala de aula e construir o conhecimento na montagem dos Robôs (com sensores: segue-faixas, de aproximação, segue- luz). Programa Legal. Seguindo as imagens o professor planeja a aula para o encontro com os alunos, contudo o manual não fornece a programação para a atividade do desafio Mecatrônico da página 87, volume 3. Segue algumas dicas. Surgindo a necessidade do professor orientador da Formação continuada ou do colega da equipe para continuar o projeto e o planejamento.

            - O TRABALHO COM PROJETOS NA ESCOLA INTEGRAL

  A “ordem Social sempre comanda os modos como a matemática deve ser ensinada nas escolas brasileiras, ” observando sempre o que se pede da mão de obra, o tipo de produção inserido e necessário às indústrias e às fábricas.
  As tendências pedagógicas são efetivamente originárias dos educadores; Sociólogos e Pedagogos, projetadas no cotidiano escolar pelos professores para atingir a cognição dos alunos. Desse pressuposto a formação do professor é produzida para transmitir aos trabalhadores as habilidades funcionais para o desenvolvimento da mão de obra qualificada.
  O projeto desenvolvido com a Robótica tem como objetivo específico desenvolver habilidades no manuseio de peças e programas robóticos para no futuro os jovens estarem aptos as novas tecnologias.
  FIORENTINI (1995) analisa o professor de forma implícita na utilização dos modos (tendências pedagógicas), fundamentando as comparações nos educadores brasileiros, italiano e também numa perspectiva dos educadores franceses.
  O desafio para nosso trabalho na escola integral, será desenvolver o conteúdo curricular e as atividades do Plantão Pedagógico tendo a Robótica como ferramenta de motivação facilitando junto com o professor a aprendizagem de álgebra, medidas de áreas e de perímetro.

  DIRLENI e MIRIAM GODOY (2008), acreditam que os projetos baseados em JOHN Dewer (1959, p. 258) levam os alunos a investigar, tirar e tomar conclusões numa forma dinâmica de construir o conhecimento;
  Nossa atividade “ robô Personagem” foi apresentada no evento de reinauguração da Escola Municipal Chico Xavier no mês de outubro de 2015. Estávamos ansiosos e como estudantes apresentamos o resultado da aprendizagem da Formação em Robótica para os responsáveis pelo Sistema de Educação Municipal da Paraíba. A equipe pete foi elogiada pelo professor Orion. Foi uma oportunidade significativa.
  A personagem escolhida para o Robô segue faixa: o professor, visto que o dia anterior era data comemorativa Dia dos Professores. Da apresentação analisamos que a iniciativa do planejamento em elaborar com antecedência a programação do robô nas atividades Robótica é fundamental.
  O planejamento para realização do Projeto nos assegura conhecimento antecipado e apropriação dos saberes os quais fornecerá argumentos na execução dos problemas e dificuldades que deverão surgir quando for aplicado para os alunos.

        - METODOLOGIA

   Serão realizadas as atividades de Robótica na escola Integral no período da tarde, Plantão Pedagógico. Serão escolhidas duplas de alunos das turmas do sexto, sétimo, oitavo e nono anos. A primeira aula terá como motivação os robôs grua e o Robô Personagem com m bonequinho em cima do robô vestido de formando.
  CENÁRIO: Maquete da escola, fita adesiva preta ao redor da maquete. Cena: O robô- Personagem segue a faixa- escura até a cor amarela. Proposta: Os alunos determinarão área e perímetro da maquete. O Robô- grua gira para a direita e para esquerda com o Led aceso (representando uma filmagem do personagem).
 Figura 8. 
 Figura 8. Atividade Robótica/ atividade de matemática
   Os alunos observaram a estrutura física da escola para ter uma conscientização do ambiente escolar, para compreenderem a importância da escola em suas vidas. Depois foi pedido que eles construíssem a maquete da escola da maneira que eles a percebem então terão a área para ser determinadas as medidas do perímetro da maquete e da área construída a escola.

            - JUSTIFICATIVA 

 O projeto: MATEMÁTICA SOLUCIONANDO PROBLEMAS UTILIZANDO A ROBÓTICA COMO MOTIVAÇÃO DINÂMICA, tem justificativa na possibilidade de transformar o ensino da matemática com as novas tecnologias agregando conhecimentos necessários as novas exigências do mercado, da indústria e da educação para a qualificação do profissional brasileiro.

 Todos os direitos reservados.

2 comentários:

  1. Parabéns professora pelo seu empenho em desenvolver com os alunos aulas produtivas com resultados significativos para a escola. Foi um período rico esse que você ficou a frente da robótica da escola. Aliás, tudo o que você faz tem resultado positivo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, professora pelo seu empenho em desenvolver com os alunos aulas produtivas com resultados significativos. Foi um período rico esse que você ficou a frente da robótica da escola. Aliás, tudo o que você faz tem resultado positivo.

    ResponderExcluir