domingo, 10 de janeiro de 2016
GRAÇAS SANTOS
TUTORIA DE MATEMÁTICA
( Trabalho apresentado em 2015 a FORMAÇÃO CONTINUADA de professores
das Escolas Municipais de João Pessoa-PB)
EDUCAÇÃO EMOCIONAL
ALUNOS E TUTOR NA ESCOLA INTEGRAL
Os estudos realizados por ERIC BERNE( Psicologia transicional);
COLEMAN ( Inteligência Emocional) e GLAUDER STEINER (Educação Emocional)
vem apresentando resultados positivos.
Segundo artigo recente apresentado por NOELIZA BIANCHINI DE LIMA:
" A cognição é um fenômeno físico - químico- elétrico.
A emoção surge de sensações agradáveis ou desagradáveis dentro do organismo
decorrendo de estímulos internos ( como a fome) e externos ( como o susto)
é a primeira aprendizagem do bebê.
Percebendo o debate na formação continuada para tutores: relatos relacionados
a vivencia desses com os alunos na ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL MUNICIPAL, vivenciamos
uma constante reflexão sobre atitudes e comportamentos dos profissionais (Tutores)
para com os alunos.
As dinâmicas apresentadas na formação apresentam um método para relaxar
os alunos fazendo atividades mais para o lúdico.
A VIVÊNCIA EXTERNA
A vivência externa flui na aprendizagem do aluno de maneira natural.
Toda a cognição é fruto da liberdade de uma mente consciente dos problemas
adquiridos ao longo da vida do aluno.
Ao aplicar uma atividade o Tutor deve prover meios para superar as dificuldades
apresentadas pelo aluno, que seja de ordem emocional com a sala de aula, com
professores, com colegas e até os trazidos pela família.
A realização de atividades é um desafio conquistado de forma afetiva
pelo TUTOR(a).
Os "gatilhos" de proteção para evitar atritos com o aluno dependem
Educação Emocional TEMA ultimamente defendido por diversos Educadores.
Ass. M.G.S.W.
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