domingo, 10 de janeiro de 2016

GRAÇAS SANTOS TUTORIA DE MATEMÁTICA ( Trabalho apresentado em 2015 a FORMAÇÃO CONTINUADA de professores das Escolas Municipais de João Pessoa-PB) EDUCAÇÃO EMOCIONAL ALUNOS E TUTOR NA ESCOLA INTEGRAL Os estudos realizados por ERIC BERNE( Psicologia transicional); COLEMAN ( Inteligência Emocional) e GLAUDER STEINER (Educação Emocional) vem apresentando resultados positivos. Segundo artigo recente apresentado por NOELIZA BIANCHINI DE LIMA: " A cognição é um fenômeno físico - químico- elétrico. A emoção surge de sensações agradáveis ou desagradáveis dentro do organismo decorrendo de estímulos internos ( como a fome) e externos ( como o susto) é a primeira aprendizagem do bebê. Percebendo o debate na formação continuada para tutores: relatos relacionados a vivencia desses com os alunos na ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL MUNICIPAL, vivenciamos uma constante reflexão sobre atitudes e comportamentos dos profissionais (Tutores) para com os alunos. As dinâmicas apresentadas na formação apresentam um método para relaxar os alunos fazendo atividades mais para o lúdico. A VIVÊNCIA EXTERNA A vivência externa flui na aprendizagem do aluno de maneira natural. Toda a cognição é fruto da liberdade de uma mente consciente dos problemas adquiridos ao longo da vida do aluno. Ao aplicar uma atividade o Tutor deve prover meios para superar as dificuldades apresentadas pelo aluno, que seja de ordem emocional com a sala de aula, com professores, com colegas e até os trazidos pela família. A realização de atividades é um desafio conquistado de forma afetiva pelo TUTOR(a). Os "gatilhos" de proteção para evitar atritos com o aluno dependem Educação Emocional TEMA ultimamente defendido por diversos Educadores. Ass. M.G.S.W.

EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Trabalho apresentado a FORMAÇÃO CONTINUADA das escolas municipais de João Pessoa- PB em novembro de 2015.

domingo, 3 de janeiro de 2016

MATEMÁTICA SOLUCIONANDO PROBLEMAS UTILIZANDO A ROBÓTICA COMO MOTIVAÇÃO DINÂMICA

MATEMÁTICA SOLUCIONANDO PROBLEMAS UTILIZANDO A ROBÓTICA COMO MOTIVAÇÃO DINÂMICA

Maria das Graças dos Santos ;

         - PROBLEMATIZAÇÃO 

  Observando o modelo pela imagem do vol. 3, página 87 não será complicado construir os robôs a partir das imagens. Cada kit vem com os materiais necessários a montagem dos robôs: parafusos, peças de metal, sensores, chave de fendas, Motor Direito, Motor Esquerdo, Pilhas, porcas, três pares de rodas, roda guia e carregador de baterias.
  Contudo realizar a atividade Robótica requer mais empenho, manuseio para apropriação do conhecimento. SAVIANI (1984) e LIBÂNEO (1985) em Tendências Pedagógicas tecnicista construtivista apresentavam as vantagens de manusear objetos para o ensino da matemática, assim como DIRLENE e MIRIAN Godoy (2005) acreditam que os projetos (Kilpatrick, 1918) levam os alunos a investigar, testar conjecturas, tirar e tomar conclusões numa forma dinâmica de construir o conhecimento.

  O problema será a programação. A formação da Robótica foram sete encontros com os professores nessa elaboração de relacionar as atividades para a sala de aula e construir o conhecimento na montagem dos Robôs (com sensores: segue-faixas, de aproximação, segue- luz). Programa Legal. Seguindo as imagens o professor planeja a aula para o encontro com os alunos, contudo o manual não fornece a programação para a atividade do desafio Mecatrônico da página 87, volume 3. Segue algumas dicas. Surgindo a necessidade do professor orientador da Formação continuada ou do colega da equipe para continuar o projeto e o planejamento.

            - O TRABALHO COM PROJETOS NA ESCOLA INTEGRAL

  A “ordem Social sempre comanda os modos como a matemática deve ser ensinada nas escolas brasileiras, ” observando sempre o que se pede da mão de obra, o tipo de produção inserido e necessário às indústrias e às fábricas.
  As tendências pedagógicas são efetivamente originárias dos educadores; Sociólogos e Pedagogos, projetadas no cotidiano escolar pelos professores para atingir a cognição dos alunos. Desse pressuposto a formação do professor é produzida para transmitir aos trabalhadores as habilidades funcionais para o desenvolvimento da mão de obra qualificada.
  O projeto desenvolvido com a Robótica tem como objetivo específico desenvolver habilidades no manuseio de peças e programas robóticos para no futuro os jovens estarem aptos as novas tecnologias.
  FIORENTINI (1995) analisa o professor de forma implícita na utilização dos modos (tendências pedagógicas), fundamentando as comparações nos educadores brasileiros, italiano e também numa perspectiva dos educadores franceses.
  O desafio para nosso trabalho na escola integral, será desenvolver o conteúdo curricular e as atividades do Plantão Pedagógico tendo a Robótica como ferramenta de motivação facilitando junto com o professor a aprendizagem de álgebra, medidas de áreas e de perímetro.

  DIRLENI e MIRIAM GODOY (2008), acreditam que os projetos baseados em JOHN Dewer (1959, p. 258) levam os alunos a investigar, tirar e tomar conclusões numa forma dinâmica de construir o conhecimento;
  Nossa atividade “ robô Personagem” foi apresentada no evento de reinauguração da Escola Municipal Chico Xavier no mês de outubro de 2015. Estávamos ansiosos e como estudantes apresentamos o resultado da aprendizagem da Formação em Robótica para os responsáveis pelo Sistema de Educação Municipal da Paraíba. A equipe pete foi elogiada pelo professor Orion. Foi uma oportunidade significativa.
  A personagem escolhida para o Robô segue faixa: o professor, visto que o dia anterior era data comemorativa Dia dos Professores. Da apresentação analisamos que a iniciativa do planejamento em elaborar com antecedência a programação do robô nas atividades Robótica é fundamental.
  O planejamento para realização do Projeto nos assegura conhecimento antecipado e apropriação dos saberes os quais fornecerá argumentos na execução dos problemas e dificuldades que deverão surgir quando for aplicado para os alunos.

        - METODOLOGIA

   Serão realizadas as atividades de Robótica na escola Integral no período da tarde, Plantão Pedagógico. Serão escolhidas duplas de alunos das turmas do sexto, sétimo, oitavo e nono anos. A primeira aula terá como motivação os robôs grua e o Robô Personagem com m bonequinho em cima do robô vestido de formando.
  CENÁRIO: Maquete da escola, fita adesiva preta ao redor da maquete. Cena: O robô- Personagem segue a faixa- escura até a cor amarela. Proposta: Os alunos determinarão área e perímetro da maquete. O Robô- grua gira para a direita e para esquerda com o Led aceso (representando uma filmagem do personagem).
 Figura 8. 
 Figura 8. Atividade Robótica/ atividade de matemática
   Os alunos observaram a estrutura física da escola para ter uma conscientização do ambiente escolar, para compreenderem a importância da escola em suas vidas. Depois foi pedido que eles construíssem a maquete da escola da maneira que eles a percebem então terão a área para ser determinadas as medidas do perímetro da maquete e da área construída a escola.

            - JUSTIFICATIVA 

 O projeto: MATEMÁTICA SOLUCIONANDO PROBLEMAS UTILIZANDO A ROBÓTICA COMO MOTIVAÇÃO DINÂMICA, tem justificativa na possibilidade de transformar o ensino da matemática com as novas tecnologias agregando conhecimentos necessários as novas exigências do mercado, da indústria e da educação para a qualificação do profissional brasileiro.

 Todos os direitos reservados.